*Texto escrito por Carmelita Spreen e enviado por Iramaia Kotschedoff, uma das líderes do Grupo Mulheres do Brasil Núcleo Düsseldorf
Mãe é força, é sorriso terno e inspirador.
Mãe é aquela que te guia para realizar teus sonhos, mesmo que por vezes não tenha conseguido realizar os dela.
Poderíamos continuar por aqui falando sobre ser mãe e aqui, não falamos apenas das mães biológicas. Afinal, há as mães adotivas, as tias, as madrinhas e todas, igualmente, merecem ser homenageadas.
No dia 10 de maio, quando comemoramos o Dia das Mães, convidamos o renomado pianista, único brasileiro no Ballet Rhein, em Düsseldorf, Alemanha, para fazer um recital para as mães brasileiras e de todo o mundo.
Em decorrência da Covid-19 e do nosso “confinamento”, estamos todas com a emoção à flor da pele e, somado a isso, estamos há muitos quilômetros de distância de nossas mães e algumas já não estão mais neste plano.
Sabíamos que seria um momento especial, mas não poderíamos jamais imaginar que seria tão grande e a começar pelo próprio Eduardo, que se deixou, lindamente, ser tomado pela emoção ao tocar para sua mãe.
Com a voz embargada, o artista destacou a importância da sua mãe na sua carreira, uma presença sempre constante em sua vida.
Abrindo com a Ave Maria, Bach-Gounod e muitos outros compositores clássicos como Mozart, Chopin, Vivaldi entre outros.
Depois desse grandes mestres, Boechat nos levou a uma viagem para o nosso Brasil com Waldyr Azevedo e a deliciosa “Pedacinhos do Céu”, Jacob do Bandolin, Ernesto Nazareth… e quando chegou a vez de “Tico Tico no Fubá”, de Zequinha de Abreu, a brasilidade não poderia ser escondida. Sorrisos, movimentos corporais e uma alegria que, naquele momento, nos fez esquecer a tristeza da ausência de nossas mães.
Era um mix de muitas emoções: tristeza, alegria, saudade mas, sem sombra de dúvida, foi também um momento de muita gratidão a esse artista que ao tocar essas lindas composições, nos prova, mais uma vez, a força que a arte tem em nos unir e emocionar.
Ficou o gostinho de quero mais e o artista já se colocou à disposição do Grupo Mulheres do Brasil para fazer turnê pelos núcleos espalhados pelo Brasil e pelo mundo.
Foi lindo mesmo! Meu filho assistiu comigo e nos sentimos muito emocionados por estar tao longe e tao perto do Brasil. Muito obrigada a essas queridas de Dusseldorf!