Data da ação
De 21/05/2021 a 17/11/2026
O que
Morar em outro país não é fácil, exige: perseverança, desapego, administração de expectativas, discriminações e frustrações, para a realização e materialização deste sonho. Partilhe sua experiência através de nossos encontros. Juntas vamos encontrar formas e apoio emocional para facilitar essa travessia e adaptação à nova realidade, multiplicando vitórias e conquistas! Se você é mulher, imigrante, fala português e sente os impactos de morar fora do seu país em sua nova realidade, junte-se a nós!
Por que
O Projeto Travessia tem um grande propósito: acolher. Encontros virtuais com apoio profissional, terapêutico (Núcleo Lisboa) + Encontros presenciais com reciprocidade de vivências e experiências (Núcleo Basileia. Acontece em toda a Suíça! Dois núcleos, dois países e um projeto! Juntas somos mais fortes! Sonho que se sonha só, é só um sonho. Sonho que se sonha junto, é realidade!! Vale sempre lembrar a frase de Fernando Teixeira de Andrade: "Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos."
Para que
Acolher e engajar a mulher brasileira imigrante e expatriada
Para quem
Mulheres imigrantes e expatriadas na Suíça
Recursos necessários
Boa vontade, proatividade e motivação
Desafios
O maior desafio encontrado hoje é o tempo que eu (Natália) preciso para acolher, movimentar, engajar, motivar, treinar e sempre estar aberta para toda esse rede de voluntárias células que estamos criando. O contato é diário e sem parar, seja por meio do WhatApp, Instagram ou email. Onde os projetos e parcerias não param de crescer... Em 8 meses de núcleo são 120 voluntárias por toda a Suíça, 24 Projetos e Ações em diferentes causas e 45 parcerias com associações, entidades e empresas. O foco para o ano que vem é CONSOLIDAR toda essa rede e começar a DELEGAR mais e mais para cada "célula". Onde eu possa ter mais tempo para focar em planejamento e estratégia do núcleo. Saindo de cena da parte operacional, onde eu literalmente estou colocando "a mão na massa” nesse período de crescimento.
Resultados alcançados
Natália enxergou nesse projeto, uma estratégia para ampliar nosso alcance por toda a Suíça. Estamos criando nossa rede de "voluntárias células", dando treinamento e autonomia para elas fazerem os eventos deste projeto em suas cidades. E com isso estamos crescendo muito por aqui, seja em número de voluntárias e em número de parcerias. Além disso, a maioria das mulheres que participam desses eventos, acabam se tornando voluntárias, onde na Suíça, fazemos valer o modelo 90/10 de liberdade sobre como administramos o núcleo, nossos projetos e ações e, com isso, podemos dar também total liberdade para as novas voluntárias começarem novos projetos em suas cidades, na causa que ELAS escolherem.
Deixe um comentário