Por Elizabeth Scheibmayr e equipe do Comitê de Igualdade Racial
28 de junho de 2019, um dia especial!
O Comitê de Educação do Grupo Mulheres do Brasil foi chamado para participar da Jornada Pedagógica da Prefeitura de São Paulo para compartilhar experiências com gestores e professores da educação infantil e convidou alguns comitês para participar dessa jornada.
O Comitê de Igualdade Racial imediatamente aceitou esse desafio, pois acredita que diversidade e inclusão são temas para serem tratados na primeira infância e, ainda, que a autoestima e o respeito a diferença começam na tenra idade e o educador tem um papel primordial neste processo.
Acreditamos que trazendo educadores para essa causa, no futuro teremos uma sociedade mais igualitária. Com base nessas premissas nossa participação foi construída.
Chegou o grande dia!
As surpresas começam a chegam no CEU Parque Anhanguera. Ele fica na entrada da comunidade e, ao chegar, não imaginávamos o que encontraríamos.
O CEU é uma estrutura maravilhosa, muito bem cuidada, com piscina, biblioteca, quadras cobertas e não cobertas, espaço para aulas de dança e boxe, um fábrica lab, sala para grafite.
A comunidade e as crianças lindamente ocupam aquele espaço, as senhoras fazem suas caminhadas diárias, as crianças jogam bolas, ensaiam suas coreografias ao som de hip hop e funk. Os sons, as risadas, as brincadeiras tomam contam daquele espaço.
Pouco a pouco vai chegando os educadores e gestores, o espaço vai sendo construído para receber aquele grupo, cartazes indicativos, um gostoso café da manhã, sorrisos e uma disponibilidade para ajudar no que fosse preciso.
Nossa palestra seria realizada no auditório. Que espaço maravilhoso, nunca poderia se imaginar que encontraríamos um auditório tão bem estruturado.
O Sr. Sérgio, o homem da cabine de som, tão disposto a nos ajudar, apesar que foi desafiadora fazer os vídeos rodarem, baixar a apresentação, pois o equipamento não era dos mais modernos. No final, com leveza, tudo deu certo.
Os professores compartilham suas histórias de racismo na sala de aula e nas suas vidas… e como isto foi importante e restaurador.
Presenciamos sorrisos, choros, abraços, experiências e as dificuldades vivenciadas por aqueles educadores, mas, observamos também como estão imbuídos e comprometidos com uma educação de qualidade.
Valeu Comitê de Educação! Valeu Grupo Mulheres do Brasil
Deixe um comentário