A Mascote Lili nasceu para encantar e aquecer corações. Ela foi apresentada oficialmente no lançamento do Grupo Mulheres do Brasil Núcleo João Pessoa e representa a força e a doçura das mulheres paraibanas, o trabalho das artesãs do Projeto Abraço, e é também uma singela forma de homenagear uma pessoa em especial: Lílian Leandro, diretora de expansão e líder do Comitê Expansão do Grupo Mulheres do Brasil.
Segundo Maria do Socorro Ferreira Alencar, uma das líderes do Núcleo João Pessoa, a ideia de criar uma mascote para o grupo surgiu das oficinas do Projeto Abraço, que reúne mulheres artesãs que confeccionam bonecas para doarem a instituições beneficentes. “A mascote simboliza cada uma de nós que, com muito amor, acolhe outras mulheres em sua luta diária. É assim que nos vemos em nosso Projeto Abraço, doamos um pouquinho do nosso tempo confeccionando essas lindas bonecas coloridas que vão alegrar crianças e idosos de hospitais e instituições”, explica Maria do Socorro.
A boneca Lili tomou forma e passou a representar não apenas as artesãs do projeto, como também as mulheres desse movimento em João Pessoa. “Elegemos a Lili como a mascote do Grupo Mulheres do Brasil Núcleo João Pessoa, porque queremos mudar o Brasil a partir do protagonismo feminino e, acima de tudo, atuamos com muita alegria e leveza”, ressalta Socorro.
Mas o nome Lili não é mera coincidência e foi escolhido pelas líderes do Núcleo João Pessoa para homenagear Lílian Leandro, carinhosamente chamada de Lili. Lílian é quem gerencia estrategicamente a expansão do Grupo Mulheres do Brasil, que hoje está presente em 46 diferentes localidades no Brasil e no exterior.
Para a homenageada, ao lançarem a mascote, as mulheres de João Pessoa imprimiram neste símbolo, a essência do Grupo Mulheres do Brasil. “O Projeto me tocou desde que o conheci, porque o abraço para mim sempre foi um ato de muito significado que me conecta às pessoas com todo meu carinho. Então, quando vejo uma iniciativa que estimula a autoestima das mulheres, a inclusão delas na sociedade, isso para mim é amor, é acolhimento, é conexão”, diz Lílian.
“Quando nasce a Lili, e carinhosamente as líderes de João Pessoa colocam esse nome em minha homenagem, me sinto honrada e lisonjeada, porque aflora o espírito do Grupo que é multiplicar amor, carinho e acolhimento. Só tenho que agradecer a Deus e à nossa líder Luíza Helena Trajano pela oportunidade de poder plantar essa semente do Grupo Mulheres do Brasil em outros lugares, o que eu faço sempre com muita paixão”, conclui Lílian Leandro.
Sobre o Projeto Abraço
A artesã Edna Maria Costa de Paiva sonhava em levar o encanto de suas bonecas de pano para crianças de instituições beneficentes. Essa ideia surgiu ao perceber o sucesso que suas peças alegres e coloridas faziam entre a criançada, pelas feiras de artesanato, em João Pessoa, PB.
Foi quando obteve o apoio do Grupo Mulheres do Brasil Núcleo João Pessoa, conseguindo um local para que instalasse um ateliê e recrutasse mais voluntárias dispostas as abraçar a causa. Começaram com apenas cinco mulheres.
Assim surgiu o Projeto Abraço, há um ano, que atualmente conta com 30 participantes, que se reúnem mensalmente para confeccionar bonecas e naninhas para serem doadas a instituições.
As próprias artesãs se cotizam para arrecadar os materiais que são utilizados nas peças. “O material é doado pelas artesãs que participam das oficinas. Mas já há pessoas de fora, simpatizantes do projeto que estão começando a doar. É uma outra forma de participar”, explica Edna Maria. Para este ano, elas esperam ampliar a produção, pois há mais voluntárias interessadas em participar das oficinas, e que mais instituições sejam contempladas.
Boa tarde ,
Participo do grupo Mulheres do Brasil de de Sp e viajo para João Pessoa em 5 de julho para uma semana de ferias e quero muito adquirir a boneca Lili . Passe o contato do nucleo por gentileza .
Olá Mercia, o email é o joaopessoa@grupomulheresdobrasil.org.br .