Grupo Mulheres do Brasil São Paulo

ONU quer combate global ao desequilíbrio de gênero na Ciência

Foto de Comunicação Veja todos os posts de Comunicação ONU quer combate global ao desequilíbrio de gênero na Ciência

Secretário geral do órgão, António Guterres, chama a atenção para o fato de as mulheres representarem menos de 30% dos pesquisadores em todo o mundo

No Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, celebrado neste 11 de fevereiro, o secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), António Guterres, conclamou a comunidade empresarial global a se comprometer a acabar com o desequilíbrio de gênero na área. Ele abriu sua mensagem do dia dizendo que, apesar de ser uma disciplina de cooperação, “a ciência está sendo contida por uma lacuna de gênero”.

É que, de acordo com dados da Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura), atualmente, menos de 30% dos pesquisadores em todo o mundo são mulheres e apenas cerca de 30% de todas as alunas selecionam, no ensino superior, áreas relacionadas a ciência, tecnologia, engenharia e matemática.

A ONU considera que a ciência e a igualdade de gênero são vitais para a consecução das metas internacionais de desenvolvimento sustentável contidas na Agenda 2030 – seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) norteiam os trabalhos do Grupo Mulheres do Brasil.

Para Guterres, é preciso aproveitar todo o potencial humano, o que requer desmantelar estereótipos de gênero. “Isto significa apoiar carreiras de mulheres cientistas e pesquisadoras”, declarou.

O secretário ainda incitou a comunidade global a seguir as orientações dos Princípios de Empoderamento das Mulheres, desenvolvidos pela ONU Mulheres. Trata-se de um conjunto de sete considerações que ajudam a comunidade empresarial a incorporar em seus negócios valores e práticas que visem à equidade de gênero e ao empoderamento de mulheres.

Confira a seguir quais são esses princípios e o link para acessar seu formulário de adesão.

Princípios de Empoderamento das Mulheres:

  1. Estabelecer liderança corporativa sensível à igualdade de gênero, no mais alto nível.
  2. Tratar todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho, respeitando e apoiando os direitos humanos e a não-discriminação.
  3. Garantir a saúde, segurança e bem-estar de todas as mulheres e homens que trabalham na empresa.
  4. Promover educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres.
  5. Apoiar empreendedorismo de mulheres e promover políticas de empoderamento das mulheres através das cadeias de suprimentos e marketing.
  6. Promover a igualdade de gênero através de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social.
  7. Medir, documentar e publicar os progressos da empresa na promoção da igualdade de gênero.

Formulário de adesão neste link.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *