TODASnews: Edição #005
Rumo a 200 mil mulheres
Celebrações e campanhas mundiais.
O Grupo Mulheres do Brasil segue construindo uma poderosa rede de apoio no Brasil e no mundo. Afinal, quando mulheres se unem em prol de um propósito comum, o impacto positivo se multiplica.
Campanhas como Unidos Pela Vacina e Juntos Contra o HPV tornaram-se referência ao mobilizar empresas, ONGs, comunidades, sociedade civil e diversos apoiadores. Essa força coletiva, liderada por nossas extraordinárias e dedicadas voluntárias, tem sido fundamental para fortalecer não apenas as causas que abraçamos, mas também a nossa comunidade.
O resultado é inspirador: ações que geram impacto real na vida de milhares de famílias ao redor do mundo.
É hora de dar um passo ainda maior. Com a força, a união e o protagonismo que movem o Grupo Mulheres do Brasil, temos uma nova empreitada em foco: alcançar 200 mil mulheres engajadas, conectadas e comprometidas com a transformação social até o final de 2026. Juntas, vamos ampliar ainda mais o nosso impacto e mostrar que não há limites para o poder de uma rede que cresce unida por uma mesma causa.
Para potencializar ainda mais essa rede de transformação, os núcleos do Grupo estão promovendo Grandes Encontros em diferentes partes do mundo, reunindo mulheres inspiradoras, fortalecendo conexões, promovendo networking, compartilhando conhecimento e convidando novas voluntárias a fazerem parte deste movimento.
Confira alguns dos encontros realizados pelos nossos núcleos internacionais e ajude-nos a crescer.
Núcleo Nova York: Encontro na Câmara de Comércio Brasil-EUA, com a presença de Luiza Helena Trajano e da vice-cônsul Marissol Romaris, celebrando nosso registro como ONG na cidade. [Conferir reel]
Núcleo Sul da Flórida: Encontro que reuniu líderes dos comitês e do Colegiado, no qual foi definido o planejamento estratégico das ações do núcleo.
Núcleo Dusseldorf: “Grande Encontro” de brasileiras no Schloss Benrath – Orangerie. Associadas, empreendedoras e voluntárias contribuíram para amplificar a rede de apoio e acolhimento.
Núcleo Algarve: Numa tarde de troca, conexão e muito aprendizado, apresentamos oficialmente o grupo, num espaço pensado para fortalecer nossa rede, apoiar iniciativas transformadoras e, acima de tudo, empoderar umas às outras! [Conferir postagem]
Núcleo Cairo: “Grande Encontro” marcado por muita sinergia, inspiração, acolhimento e transformação. As participantes compartilharam emoções e potencializando vínculos através das dinâmicas e da dança circular, facilitadas por Susy da Silva. [Conferir postagem]
Núcleo Bélgica: Encontro especial para celebrar os 7 anos do núcleo, estreitando laços, reconhecendo trajetórias e renovando o compromisso com as ações do núcleo. [Conferir reel]
Núcleo Londres: “Grande Encontro”, que contou com mais de 130 participantes em diversas atividades: bazar “Pre-Loved Clothes”, oficina de upcycling, roda de conversa sobre a segurança da mulher imigrante, desfile “Beleza Única, Corpos Diversos”, Espaço Criança e oferta de comida afetiva brasileira.
Summit Mulheres nas Profissões: Elas fazem acontecer
Um movimento de visibilidade, conexão e protagonismo feminino
O futuro não espera. E as mulheres estão prontas para construí-lo.
Nos dias 04 e 05 de agosto de 2026, o Expo Center Norte, em São Paulo, será palco do Summit Mulheres nas Profissões 2026, um evento criado pelo Grupo Mulheres do Brasil para fortalecer a presença feminina em diferentes áreas de atuação.
Mais do que um encontro, o Summit nasce como um movimento de visibilidade, conexão e protagonismo feminino, reunindo mulheres que estão transformando seus setores, suas comunidades e o futuro do país.
Um espaço para todas as trajetórias
Da executiva à empreendedora. Da engenheira à educadora. Da líder comunitária à pesquisadora.
O Summit Mulheres nas Profissões foi pensado para acolher diferentes histórias, experiências e caminhos profissionais. Cada trajetória tem valor, potência e lugar nessa construção coletiva.
O evento propõe um ambiente de diálogo, aprendizado e networking, onde mulheres de diversas áreas poderão compartilhar desafios, conquistas e perspectivas sobre o papel feminino nos espaços de decisão
Dois dias de conteúdo, inspiração e conexão
Durante dois dias, o público terá acesso a uma programação voltada para:
- Conteúdos transformadores;
- Histórias reais de mulheres que fazem acontecer;
- Networking qualificado;
- Troca de experiências entre profissionais de diferentes setores;
- Reflexões sobre igualdade, liderança e futuro do trabalho.
A proposta é impulsionar mudanças concretas a partir da união entre diálogo, oportunidade e ação coletiva.
Por que participar?
Participar do Summit Mulheres nas Profissões é fazer parte de uma rede que acredita na força das mulheres como agentes de transformação.
É uma oportunidade para ampliar vozes, fortalecer trajetórias e acelerar a presença feminina nos lugares onde o presente e o amanhã são decididos.
A igualdade não acontece sozinha. Ela é construída com presença, representatividade e ação.
Serviço
Evento: Summit Mulheres nas Profissões 2026: Elas Fazem Acontecer.
Data: 04 e 05 de agosto de 2026.
Local: Expo Center Norte, São Paulo.
Realização: Grupo Mulheres do Brasil.
Garanta o seu lugar
As inscrições já estão disponíveis pela Sympla. Clique no votão abaixo para garantir sua participação. Vem com a gente! O futuro também é construído por mulheres.
Uma programação coletiva em que vários núcleos fazem juntos.
Trilha Mulheres de Sucesso EUA conta com 10 núcleos
A 15ª edição da Trilha Mulheres de Sucesso aconteceu nos Estados Unidos e contou com a participação dos 10 núcleos do país e mais de 1000 mulheres inscritas.
Essa iniciativa tem como objetivo impulsionar o empreendedorismo feminino no exterior oferecendo formação prática, apoio e recursos para aquelas mulheres que desejam iniciar ou melhorar o desempenho de seus negócios.
Em 12 aulas online, cada uma com duas horas de duração, as participantes tiveram acesso a workshops sobre negócios, finanças, marketing digital e outros temas essenciais. A formação e o networking criam oportunidades de crescimento profissional e independência financeira, tão importantes para a segurança e a autoestima das mulheres.
Novidades sobre o impacto que a Luiza Helena Trajano e outras mulheres importantes trazem ao Grupo Mulheres do Brasil.
Alice Coutinho e o protagonismo feminino
Alice Coutinho é vice-presidente do Conselho Estatutário do Grupo Mulheres do Brasil, presidido por Luiza Helena Trajano. Empresária, investidora e cofundadora de empresas de comunicação e marketing, como Mandarin e NewNetwork, atua fortemente na expansão da representatividade feminina no mercado.
Como mentora e conselheira em iniciativas de fomento ao empreendedorismo, idealiza projetos voltados ao legado de transformação social e inclusão.
Alice também é embaixadora do “Summit Mulheres nas Profissões”, evento voltado para acelerar a presença feminina em cargos de liderança e impulsionar o desenvolvimento econômico.
Ações, projetos ou eventos realizados por um dos nossos núcleos.
Solidariedade que ultrapassa fronteiras
Apoio a causas humanitárias
Levar ajuda humanitária em tempos de guerra é um enorme desafio. Ainda assim, os Núcleos Dubai e Líbano seguem atuando ativamente em apoio à comunidade brasileira nas regiões de conflito. Com espaços de escuta, informação, acolhimento e apoio emocional, essas voluntárias demonstram na prática a força do cuidado e da união que move o Grupo Mulheres do Brasil e o compromisso humanitário do nosso movimento.
Núcleo Líbano: Em meio aos desafios, seguimos apoiando famílias vulneráveis e dando visibilidade aos impactos da guerra na vida da população. [Conferir postagem]
Núcleo Dubai: “Criamos espaços de acolhimento, escuta e apoio emocional para brasileiras em meio às incertezas do conflito”. [Conferir postagem]
Celebração do Mês da Mulher, integração e encontros institucionais
O Grupo Mulheres do Brasil nasceu em 2013 com apenas 40 mulheres. Desde então, cresce ano após ano, impulsionado pelo forte sentimento de pertencimento encontrado por brasileiras ao redor do mundo.
Nos primeiros meses de 2026, os núcleos internacionais promoveram encontros e ações com dois grandes objetivos: fortalecer vínculos entre mulheres brasileiras no exterior e ampliar a visibilidade do Grupo Mulheres do Brasil junto à sociedade.
As iniciativas promoveram acolhimento, integração e conexões entre mulheres que compartilham os desafios e aprendizados do processo de imigração.
Núcleo Berlim: “Vinho com Elas” promoveu conversas leves e fortalecimento de laços de amizade.
Núcleo Berlim: “Elas Na Embaixada” celebrou o Mês da Mulher com apresentação musical, exposição artística, vivência de dança, workshop interativo e café da manhã compartilhado, que contou com a presença do embaixador e da embaixatriz. [Conferir reel]
Núcleo Porto: “Café com Histórias” incentivou o acolhimento e engajamento de novas participantes.
Núcleo Milão: Encontro com apresentação sobre os direitos conquistados pelas mulheres ao longo do tempo e a importância de resguardá-los. [Conferir postagem]
Núcleo Nova York: Celebração da “Mulher Brasileira no Mundo” no Consulado do Brasil em NY. A ação foi realizada em paralelo à CSW 70 da ONU, reunindo lideranças brasileiras, entre elas Luiza Brunet. [Conferir reel]
Núcleo Roma: Apresentação institucional do Grupo Mulheres do Brasil na embaixada brasileira com a participação especial do professor Pachecão.
Núcleo Washington, D.C.: O seminário “Crossing Borders: Health, Resilience, and the Lives of Migrant Women”, acolheu a apresentação institucional do Grupo Mulheres do Brasil na Georgetown University. [Conferir postagem]
Núcleo Uppsala: A comemoração do Dia da Mulher na embaixada reuniu 60 brasileiras para celebrar nossas trajetórias e o impacto de nossas raízes no mundo. [Conferir postagem]
Núcleo Frankfurt: Representação do núcleo em uma feira de formação profissional, contribuindo com o fortalecimento do Comitê de Integração.
Cada encontro, roda de conversa ou apresentação institucional contribui na consolidação da rede construída pelo Grupo Mulheres do Brasil: uma comunidade que acolhe, conecta, inspira e transforma a vida de brasileiras ao redor do mundo.
Combate à violência contra a mulher
Combater a violência doméstica não se resume à punição do agressor, mas consiste em garantir que nenhuma mulher seja privada de oportunidades para romper ciclos de dor. As ações de conscientização e acolhimento às vítimas são fundamentais para mulheres em situação de vulnerabilidade. Neste contexto, os Núcleos Londres, Nova York e Bélgica desenvolveram distintas iniciativas com o mesmo objetivo: alertar, informar, fortalecer vínculos e defender os direitos das mulheres.
Núcleo Londres: Participação na 19ª marcha “International Million Women Rise” pelo fim da violência contra mulheres e meninas.
Núcleo Bélgica: A Conferência Mulheres do Brasil na Bélgica promoveu um diálogo sobre migração, cultura, integração e combate à violência. [Conferir postagem]
Núcleo Nova York: Lançamento do podcast Cartilha da Mulher do Grupo Mulheres do Brasil, na plataforma Spotify. [Conferir podcast]
Cultura, educação, igualdade racial e sustentabilidade
Cultura
Manter nossa cultura viva também é fortalecer nossa identidade.
Preservar a cultura brasileira é fundamental para manter vivas as conexões com nossas raízes, nossa história e nossa comunidade. Com esse objetivo, os Núcleos Bélgica e Paris promoveram eventos que celebraram a riqueza da cultura brasileira por meio da música, da dança e do cinema.
Educação, igualdade racial e sustentabilidade
Informação, conscientização e impacto positivo para a comunidade brasileira no exterior: Diferentes núcleos realizaram iniciativas voltadas à educação, inclusão, conscientização social e sustentabilidade.
Na área da educação, os Núcleos Dubai e Sul da Flórida promoveram encontros sobre o sistema educacional internacional, oportunidades acadêmicas e recursos disponíveis em seus respectivos países.
A igualdade racial foi o tema norteador da roda de conversa organizada pelo Núcleo Washington, D.C., sobre o livro “Caste: The Origins of Our Discontents”, incentivando reflexões sobre pertencimento e injustiça social.
No contexto da sustentabilidade, o Núcleo Irlanda participou da 9ª edição do “Too Good to Keep” e arrecadou mais de 700 quilos de roupas e acessórios, evitando a emissão de quase 20 toneladas de CO₂.
Núcleo Bélgica: O Projeto “Forró para as Mulheres – Arretadas” fortaleceu vínculos por meio da dança e música, valorizando a cultura brasileira. [Conferir reel]
Núcleo Paris: O Cine-Clube Paris exibiu Miúcha, The Voice of Bossa Nova seguido de debate sobre protagonismo feminino e questões sociais e de gênero. [Conferir postagem]
Núcleo Dubai: Uma série de palestras organizadas pelo núcleo, nos Emirados Árabes, levou orientação acadêmica às famílias brasileiras. [Conferir postagem]
Núcleo Sul da Flórida: Evento sobre o sistema educacional americano trouxe informação e apoio às famílias imigrantes.
Núcleo Washington, D.C.: O debate sobre o livro Caste promoveu reflexões sobre desigualdade e pertencimento. [Conferir postagem]
Núcleo Irlanda: A ação “Too Good to Keep” reforçou o impacto positivo da sustentabilidade colaborativa. [Conferir página do evento]
Empreendedorismo
Empreender também é recomeçar. O empreendedorismo é um tema sempre presente nos núcleos internacionais do Grupo Mulheres do Brasil. Afinal, ao deixar o país, muitas mulheres precisam se reinventar, descobrir novos caminhos e desenvolver novas habilidades. Informação, capacitação e apoio fazem toda a diferença nessa jornada.
Núcleo Uppsala: Brasileiras empreendedoras compartilharam experiências, desafios e aprendizados sobre crescimento profissional.
Núcleo Frankfurt: Evento reuniu lideranças e voluntárias em parceria com a revista Realize Woman.
Núcleo Londres: Divulgação de uma pesquisa inédita sobre empreendedorismo brasileiro no Reino Unido durante o lançamento do programa “Trilha do Empreendedorismo de 2026”.
Núcleo Milão: Série de lives sobre empreendedorismo começou com debate sobre síndrome da impostora. [Conferir postagem]
Núcleo Sul da Flórida: Evento sobre imposto de renda nos EUA trouxe informações práticas sobre declaração de renda proveniente do Brasil, deduções permitidas, riscos fiscais e planejamento financeiro.
Saúde
As mulheres costumam ocupar o papel de cuidadoras em suas famílias e comunidades. Mas quem cuida de quem cuida?
Os núcleos internacionais do Grupo Mulheres do Brasil vêm colocando a saúde e o bem-estar da mulher imigrante no centro das suas ações, promovendo espaços de acolhimento, informação e fortalecimento feminino. Nos primeiros meses de 2026, os Núcleos Milão, Paris e Washington, D.C. realizaram iniciativas voltadas ao cuidado integral da mulher. Mais do que eventos pontuais, essas iniciativas demonstram a força da nossa rede internacional e o compromisso dos núcleos em promover informação, acolhimento e qualidade de vida para as brasileiras ao redor do mundo.
Núcleo Milão: Roda de conversa sobre saúde bucal destacou a importância dos cuidados preventivos para mulheres. [Conferir postagem]
Núcleo Paris: Workshop sobre menopausa promoveu escuta, acolhimento e informação. [Conferir postagem]
Núcleo Paris: A Jornada da Saúde Visual ofereceu atendimento oftalmológico gratuito para famílias brasileiras. [Conferir postagem]
Núcleo Núcleo Washington, D.C.: O encontro “Ciclos da Mulher II” trouxe reflexões sobre a saúde da mulher imigrante, abordando temas como a perimenopausa e a menopausa. [Conferir reel]
Encerramento
Cada iniciativa compartilhada nesta edição da TODASnews representa muito mais do que a realização de eventos e projetos. Por trás de cada uma delas, estão as mulheres que compartilham tempo, conhecimento, escuta e cuidado com o objetivo de transformar a vida de outras mulheres e fortalecer comunidades inteiras ao redor do mundo.
Promover essas ações é essencial para ampliar o impacto do Grupo Mulheres do Brasil na sociedade, inspirar novas voluntárias e demonstrar a força da nossa rede internacional. Cada encontro, campanha, roda de conversa ou projeto social nasce do compromisso coletivo de mulheres que acreditam na transformação por meio da união.
Um exemplo disso é o “Summit Mulheres nas Profissões”, que nasce justamente como um espaço de visibilidade, conexão e protagonismo para profissionais de todas as áreas — da executiva à empreendedora, da engenheira à educadora. O evento acontecerá nos dias 04 e 05 de agosto de 2026, no Expo Center Norte, em São Paulo. Serão dois dias de conteúdo transformador, histórias reais, networking de verdade e oportunidades que podem mudar trajetórias.
Valorizar o trabalho voluntário também é reconhecer a generosidade, a dedicação e o protagonismo de tantas brasileiras que, mesmo longe do seu país de origem, seguem construindo pontes, acolhendo pessoas e criando oportunidades. É essa força que move o nosso grupo, fortalece nossas causas e nos aproxima, todos os dias, de um futuro mais justo, humano e colaborativo. Porque quando mulheres se unem com propósito, o impacto ultrapassa fronteiras.
Voluntárias responsáveis por esta edição:
Carla Bottino (Milão), Dani Matos (Flórida), Daniela Faissal (Londres), Elaine Dias (Barcelona), Eliane Garcez (Nova York), Ellen “Elly” Maria (Apoio Internacional), Fabíola Beltrão (Londres), Miriam Moraes (Milão), Regina Marques (Londres), Vanessa Wagneur (Bélgica)




































