Artistas, CEOs e líderes comunitários dialogam e propõem caminhos para o combate ao racismo dia 22 de setembro, às 19h, em Fórum organizado pelo Comitê de Igualdade Racial
O Comitê de Igualdade Racial do Grupo Mulheres do Brasil realiza, dia 22 de setembro, às 19h, o VI Fórum de Igualdade Racial, pelo canal do YouTube, respeitando o momento de distanciamento social.
Mesmo on-line, o evento não perde sua força na discussão de temas que são tão caros para a sociedade: a inclusão racial no mundo corporativo, o protagonismo negro e o antirracismo.
“O Grupo Mulheres do Brasil tem como um de seus pilares combater a desigualdade racial, reconhecendo a dívida histórica e a injustiça racial”, afirma Eliane Leite, uma das líderes do Comitê de Igualdade Racial e organizadora do Fórum.
E para debater o tema, o VI Fórum de Igualdade Racial convidou CEOs, artistas e sociedade civil para propor soluções rumo a uma sociedade antirracista e antidiscriminatória. Durante o evento, o Comitê de Igualdade Racial apresentará ações concretas que estão sendo implantadas para reduzir essa desigualdade.
Na programação estão previstas a presença de importantes e representativos espaços de fala como Lázaro Ramos (ator e escritor), Tais Araújo (atriz), Theo van der Loo (CEO Bayer), Rachel O. Maia (CEO e executiva Executiva de Varejo), Rejane Santos (Líder Comunitária de Paraísópolis), Caio Maia (jornalista e empreendedor), Marcelo Melchior (CEO Nestlé), Mauricio Barros (CEO DHL), Jean Jereissati (CEO Ambev), Luiza Helena Trajano (Presidente do Grupo Mulheres do Brasil).
Realizado anualmente, o Fórum de Igualde Racial é um espaço, acima de tudo, de diálogo. “Nosso objetivo é contribuir para a conscientização da importância de aumentarmos a diversidade nas posições de liderança na sociedade brasileira”, explica Elizabete Scheibmayr, também uma das líderes do Comitê de Igualdade Racial.
Além dos painéis, haverá duas performances musicais com as participações do coral Zumbi dos Palmares e da cantora Sarah Roston.
Segundo Marisa Cesar, CEO do Grupo Mulheres do Brasil, o Fórum de Igualdade Racial é um importante espaço de diálogo, assim como as diversas ações de conscientização sobre o racismo estrutural que o grupo vem realizando. “Combater o racismo está entre nossas prioridades. A transformação e justiça social necessariamente passa igualdade racial”, enfatiza.
Para participar, basta entrar gratuitamente no link www.youtube.com/grupomulheresdobrasil
Estatísticas do racismo no Brasil
- A renda média individual por mês da população negra é a metade da que recebem os brancos (FGV Social e PNAD 2015)
- Estima-se que a renda entre os negros e brancos será equivalente somente em 2089 (Oxfam, 2017)
- 67% da população carcerária em 2014 era composta de negros (Ministério da Justiça 2015)
- Em 2016, 7,5% dos pretos e pardos concluíram um curso universitário, enquanto 20% dos brancos já eram graduados (IBGE 2017)
- Profissionais negros com ensino superior completo recebem 28,8% menos do que recebem os brancos em igual condição (Ministério do Trabalho 2015)
- Somente 34% dos funcionários das maiores empresas são negros (Instituto Ethos)
- Menos de 10% dos funcionários negros estão em altos postos hierárquicos e apenas 0,4% dos cargos executivos são ocupados por mulheres negras (Instituto Ethos)
Deixe um comentário